Tilt-Teste

O que é e para que serve o exame de Tilt-Test?

O Tilt-teste (ou teste de inclinação ortostática) é um método desenvolvido para testar como o corpo regula a pressão arterial em resposta a mudanças de posição corporal. 

A nossa pressão arterial é regulada de forma inconsciente e contínua pelo sistema nervoso autônomo. Ao se mudar de posição, por exemplo, de deitado para em pé, o sistema nervoso autônomo é estimulado para que, rapidamente, a pressão se ajuste à nova situação, evitando que ocorra queda no fluxo de sangue para o cérebro. 

Quem deve fazer o exame? 

O Tilt-teste está indicado para esclarecimento diagnóstico de tonturas e perdas súbitas e transitórias da consciência, denominadas síncopes e conhecidas, popularmente, como desmaios. 

Com esse procedimento podemos detectar disfunções no sistema cardiovascular (disautonomias) que acarretam quedas indesejáveis da pressão arterial e da frequência de batimentos cardíacos, levando a perda de consciência por diminuição da circulação cerebral. Após a introdução deste método diagnóstico na prática médica, a maioria dos desmaios de origem não explicada passou a ser esclarecida e os pacientes passaram a ser tratados de forma adequada. 

×